Preloader

Mundo Digital SABSEG

No mundo digital temos todas as ofertas para si e para a sua família.

SABER MAIS

Benefícios das atividades extracurriculares nas crianças: surf e skate

Uma boa educação e um bom ambiente escolar são componentes imprescindíveis para o desenvolvimento das crianças. No entanto, as atividades extracurriculares são um elemento opcional e complementar que pode trazer vários benefícios para o crescimento e desenvolvimentos das mesmas.

Para que as crianças possam retirar a parte benéfica destas atividades, é importante que a escolha das mesmas seja feita em conjunto com os pais e as crianças, e que a atividade escolhida corresponda aos interesses da criança, para que não seja uma obrigação e esta consiga estar motivada. 

Vários estudos demonstram a importância das atividades extracurriculares e os seus benefícios, tais como, o desenvolvimento de competências interpessoais, capacidade de estabelecer objetivos, capacidade de resolução de problemas, gestão de tempo, entre outras.

Estas atividades devem incidir em áreas não abrangidas pela escola, de forma a proporcionar novas aprendizagens às crianças e servir como complemento do currículo escolar. 

Desta forma, trazemos dois exemplos de atividades diferentes, não abrangidas pelas escolas e dinâmicas.

Surf:

O Surf é um desporto em crescimento e cada vez mais popular. A envolvência do mesmo, desde o espírito de tranquilidade e contacto com a natureza que nos proporciona, juntamente com os benefícios físicos e cognitivos são as principais razões para que o mesmo seja um desporto cada vez mais praticado, por todas as faixas etárias. 

Inicialmente, é um desporto que requer persistência e treino, para mais tarde, conseguir-se tirar proveito do mesmo. No entanto, quando se entra numa fase em que já se consegue divertir a praticá-lo, dificilmente se consegue deixar e é aí que se encontra o equilíbrio entre a diversão e a saúde.

Como referido, o surf apresenta inúmeros benefícios. É um desporto que trabalha todo o corpo, que faz bem ao organismo, melhora o sistema cardiovascular, o sistema imunitário, aumenta a resistência, fortifica os músculos, pois trabalhamos os braços, ombros e costas, melhora o sistema respiratório (água do mar ajuda a desentupir as vias respiratórias o que traz efeitos benéficos para os pulmões), promove a coordenação e equilíbrio e ajuda ainda a combater o stress e ansiedade. 

A melhor idade para iniciar o surf é a partir dos oito anos.

Skate:

O skate é um desporto que se popularizou na década de 60 nos Estados Unidos e embora carregue um certo estigma de rebeldia e contra sistema é uma prática que necessita de disciplina e determinação.

É um desporto dinâmico que envolve velocidade, manobras, adrenalina, que promovem a energia e tem uma característica muito específica, que é a promoção de um estilo de vida que movimenta a cultura, a música e a arte. É quase como uma comunidade que traz, também benefícios para as relações sociais. 

Para além disto, o skate ajuda ainda a aprimorar a coordenação motora de membros superiores e inferiores e a agilidade geral do corpo. Tal como no surf, é uma atividade que exige muito equilíbrio, pois para nos mantermos em cima da tábua a coluna tem de estar direita o que ajuda a melhorar a postura.

Outros benefícios, são o fortalecimento das articulações e cartilagens do corpo, seja no movimento de ganhar balanço e velocidade ou no impulso para efetuar manobras, que podem ser boas na prevenção de várias doenças, entre elas a artrite.

Paralelamente a estes benefícios físicos, encontramos também, benefícios para a saúde emocional, como a consolidação da autoconfiança, através do conhecimento e aprendizagem dos limites, a procura da evolução e promove a sensação de tranquilidade e bem-estar o que naturalmente alivia o stress, ansiedade e depressão. 

Para as crianças este desporto pode ser muito bom, porque, para além da sua dimensão lúdica e dinâmica, as crianças tendem a ver este desporto como uma brincadeira e desta forma conseguem aprender a brincar e assim, sem se aperceberem, desenvolvem capacidades de improviso, habilidades motoras, socio emocionais entre outras.

Aposte no bem-estar dos seus filhos, coloque a saúde no lugar de destaque e viva intensamente todas as fases da sua vida.

Referências: 

5 benefícios das atividades extracurriculares. (s.d.). Ekonomista. https://www.e-konomista.pt/atividades-extracurriculares/#:~:text=Estimulam%20o%20rendimento%20escolar,da%20motivação%20e%20da%20responsabilidade.

As crianças e o surfe. Saiba qual é a melhor idade para começar e qual a melhor altura para ir para o mar. (s.d.). SAPO Lifestyle. https://lifestyle.sapo.pt/familia/crianca/artigos/as-criancas-e-o-surf

Atividades extracurriculares na dose certa | CUF. (s.d.). CUF | Hospitais e Clínicas. https://www.cuf.pt/mais-saude/atividades-extracurriculares-na-dose-certa

Benefícios do surf. (s.d.). Atlas da Saúde. https://www.atlasdasaude.pt/publico/content/beneficios-do-surf

Menos stress, mais surf: 5 benefícios do surf para a saúde. (s.d.). Mood Magazine | A Mood é uma webmagazine diária que publica informação nacional e internacional sobre bem-estar, lazer, comportamento, carreira, família, moda, beleza, etc. https://mood.sapo.pt/menos-stress-mais-surf-5-beneficios-do-surf-para-a-saude/

Madalena Nobre
Marketing SABSEG