Preloader

Mundo Digital SABSEG

No mundo digital temos todas as ofertas para si e para a sua família.

SABER MAIS

O lado sombrio da magia do digital

O digital tem trazido inúmeros benefícios, mas, tal como qualquer novo fenómeno, tem novas consequências que vêm colocar em causa a estabilidade da vida das pessoas e do funcionamento sociedade.

Os perigos tomam diversas formas, este artigo vai focar em dois apenas: roubo de identidade e os comportamentos aditivos na internet.

Os cyberattacks vão muito para além destas duas temáticas e uma correta informação pode ser a peça chave em momentos cruciais.

No que diz respeito ao roubo de identidade, é importante clarificar que existe uma diferença entre o roubo e a fraude. No roubo de identidade, existe uma apropriação dos dados pessoais para realizar uma série de ações. Enquanto que, na fraude, este faz-se passar por uma determinada pessoa/entidade.

Com a crescente digitalização do mundo a quantidade de informação disponível online é cada vez maior.

O furto de identidade abrange toda a obtenção de dados que não seja consentida, a transferência de dados para fins criminosos e ainda a utilização de dados para práticas de crimes.

A maior aposta no digital faz com que o nosso tempo online seja naturalmente maior. Desse modo, assistimos a uma tendência para comportamentos aditivos na internet.

Algumas das consequências destes comportamentos são, a saliência e as mudanças de humor causadas por uma predominância do tempo online e a utilização da mesma para procura constante de respostas para todas as situações do seu dia a dia.

Existe também uma necessidade de estar cada vez mais tempo online para o bem-estar geral. Assistimos a uma confusão entre os mundos real e virtual que produz inevitavelmente danos mentais.

As consequências fazem-se sentir um pouco por todas as faixas etárias, no entanto, como qualquer outro fenómeno emergente, tem consequências no desenvolvimento das crianças e jovens, que estão em crescimento e processo de formação e, por isso, os impactos são significativamente maiores.

Alguns dos riscos digitais são o mau uso do tempo livre e distorção de hábitos de sono e alimentação; risco crescente de burnout com a facilidade de multitarefas; cyberbullying e violência online; acesso a conteúdo facilitado ilegal.

É importante perceber desde já que o mundo online está em constante evolução e que devemos tomar consciência dos riscos deste fenómeno. Uma correta prevenção, de todas as áreas da nossa vida, pode ser a chave

Mariana Carreira
Marketing SABSEG