Nesta altura do ano estamos dispostos a tudo para chegarmos à hora de vestir o fato de banho mais em forma!
Mas será que dietas loucas e detox, de última hora, funcionam e nos permitem perder peso, de forma saudável e duradoura, não comprometendo a saúde?
Faz sentido falar em Dietas de Verão e embarcar em detox de 3, 5 ou 7 dias?
Enquanto nutricionista geralmente não aconselho dietas “relâmpago” e dias de dietas detox, como forma efetiva e saudável para perder peso.
Claro que este tipo de abordagem pode ser estimulante no imediato e apresentar “aparentemente” resultados rápidos a curto prazo, no entanto a perda de peso que se consegue deve-se fundamentalmente a perda de água (e não de gordura corporal), levando a uma recuperação igualmente rápida dos quilos perdidos. Além de que leva muitas vezes a ataques de fome e compulsão alimentar, tendo um impacto negativo no estado emocional e psicológico.
A alimentação saudável e o desejo de ter um peso equilibrado deve ser encarado como uma forma de estar e não como um momento pontual ou sazonal na vida de uma pessoa!
Contudo, inevitavelmente, o verão é uma época de maior atenção ao corpo e em que ‘estar em forma’ ganha uma maior dimensão.
A roupa é mais reduzida, há uma maior exposição do corpo, geralmente há um aumento da vida social e dos convívios… o que faz com que aumente esta preocupação.
Mas então o que fazer para emagrecer?
Infelizmente não existe uma fórmula mágica ou um suplemento milagroso que nos faça perder peso de forma rápida e saudável, de um dia para o outro!
Perder peso corretamente — e de forma saudável e permanente — é possível através da adoção de hábitos alimentares saudáveis e equilibrados de forma continuada e consolidada.
Se deixar de comer vou perder peso mais rapidamente?
Não, a privação alimentar não leva a uma perda de peso mais rápida.
Dietas muito restritivas e monótonas podem ter resultados aparentemente mais rápidos no imediato, o que pode ser apelativo! No entanto, a perda de peso nestas dietas é fruto da perda de água e da massa muscular e não de massa gorda (o que realmente nos interesse perder!), havendo uma recuperação do peso perdido, muito rapidamente.
Além de que devido à sua restrição e monotonia são dietas que poderão despoletar ataques de fome e de gula, contribuindo para uma pioria dos hábitos alimentares. O que por si só pode contribuir para aumentar ainda mais o peso.
Devo eliminar certos alimentos de forma radical da alimentação?
O ideal é não ter de eliminar qualquer alimento da sua dieta, mas sim restringir e moderar a quantidade e a frequência em que os ingere.
Palavra-chave: moderação.
Quando fazemos dietas muito restritivas conseguimos privar-nos e restringir a alimentação
durante um período de tempo, mas, mais cedo ou mais tarde, descontrolamo-nos e acabamos por sentir a necessidade de comer tudo novamente — e, muitas vezes, em maior quantidade.
Assim, mais do que apostar em cortes radicais, devemos balancear a alimentação e fazer uma redução calórica tendo em conta as nossas reais necessidades.
Claro que, numa dieta de emagrecimento há alimentos que devem ser evitados ou reduzidos, como os alimentos com maior densidade calórica, ricos em gorduras e açúcares de adição, mas isso não significa que nunca mais terá a possibilidade de saboreá-los!
Adote a regra de deixar este tipo de alimentos para as ocasiões festivas ou para uma refeição especial.
Desta forma poderá ir matando o desejo por este tipo de alimentos, mas a sua ingestão não será suficiente para deitar a sua dieta a perder (e a sua linha)!
Fazer um detox pode ajudar?
Dietas detox de líquidos de 3, 5 ou 7 dias pode ajudar a desinchar e até a perder 2-3 quilos no imediato, contudo se a transição do detox para uma dieta saudável não for bem feita, os benefícios do detox rapidamente se perdem e pode até contribuir para um aumento maior de peso nos dias seguintes.
Aumentar o consumo de água e de líquidos da alimentação, principalmente nos meses mais quentes, é uma estratégia benéfica, desejável e saudável e que pode ajudar a “limpar” e “desintoxicar” o organismo!
Contudo não é preciso estar vários dias a ingerir apenas líquidos para conseguir este efeito.
Assim, em vez de apostar num detox mais restritivo e monótono, porque não reforçar a alimentação em água e alimentos com poder hidratante e diurético?
Boas opções são: sopa de legumes, sumos de vegetais, frutas com maior teor em água como melancia, melão, abacaxi, laranja e morangos, legumes como alface, pepino, beringela e tomate ou até drenantes caseiros, que vão ajudar não só a hidratar o nosso organismo como favorecer a eliminação de líquidos e toxinas.
É lícito que as pessoas queiram estar mais elegantes no verão, mas será que vale tudo?
Claro que é normal querer estar em forma no verão!
Mas em vez de alternar entre excessos e detox´s restritivos, a fim de perder peso rapidamente, procure o equilíbrio num todo!
Melhorar os hábitos de uma forma consistente, e adotar uma base alimentar saudável que seja compatível com o seu gosto, objetivo, estado de saúde e com o seu dia a dia é uma estratégia muito mais real e eficaz médio e longo prazo.
Assim em vez de se focar apenas neste verão, adote hábitos que o permitam estar em forma e cheio de saúde também nos verões seguintes.
Vamos apostar na sua saúde em conjunto?
O FUTURO É NA SABSEG!
Qualquer questão relacionada com os temas envolvidos neste documento deve ser dirigida às entidades competentes ou aos profissionais especializados.
Todos os esforços neste artigo foram feitos para fornecer informações corretas e claras neste documento.
A SABSEG não é responsável pelas consequências de quaisquer atos ou decisões tomadas com base exclusivamente nas informações aqui contidas.
A SABSEG não tem a intenção de fornecer aconselhamento através deste documento, sendo recomendado que o cliente consulte profissionais para obter orientação adequada para o seu caso específico.