Sabemos que o exercício físico é uma prática recomendada e fundamental em qualquer fase da vida, por isso, dedico o artigo de hoje a todas as grávidas (ou futuras grávidas), para que possam ter um maior conhecimento sobre os benefícios do treino nesta fase.
“Está atualmente demonstrado que o exercício físico na gravidez traz inúmeros benefícios tanto para a grávida como para o feto e ainda no momento do parto.” (Capito 2017)
Enquanto Personal Trainer tenho percebido que a tendência está a mudar e embora ainda hajam algumas dúvidas sobre o treino durante a gravidez, a mulher sente cada vez mais a necessidade de se manter ativa nesta fase, existe uma maior preocupação e procura pela sua saúde e bem-estar durante e após a gravidez.
É possível (ou até esperado) que a mulher possa vir a sentir, em dado momento da gravidez, algum desconforto musculoesquelético, seja pelo aumento da lordose lombar, mudança no centro de gravidade, ou outros. Mas as mudanças não são apenas físicas, elas podem ocorrer também a nível mental e emocional.
Alguns dos benefícios da prática de exercício físico nesta fase:
- Melhor postura
- Alivia dores lombares
- Melhor capacidade cardiorespiratória
- É possível que haja uma melhoria na retenção de líquidos
- Melhor resistência e condicionamento físico
- Reduz o risco de diabetes gestacional
- Auxilia em quastões de saúde mental e emocional
Posto isto, percebermos que o papel do exercício físico poderá ser preponderante para permitir que a mãe tenha as ferramentas necessárias para se manter física e emocionalmente estável durante os meses de gestação e ainda no pós-parto. (Lima e Oliveira, 2005)
Não obstante, é imprescindível que a grávida tenha permissão do seu médico obstetra para realizar exercício físico e que apresente, claro, condições para o fazer.
Para que tenha uma prática segura deixo-lhe algumas recomendações simples e de teor geral:
- Treinar de forma adequada a si e a esta fase (aqui o apoio de um Personal Trainer será fundamental). Já treinava? Pensa iniciar durante a gravidez?
- Respeitar os limites da sua condição física (o exercício não deve ser numa intensidade demasiado elevada)
- Hidratar-se de forma adequada (antes, durante e após o treino)
- Evitar treinar em ambientes quentes
- Se treinar sozinha poderá ser interessante que avise algum familiar ou amiga/o de que vai começar o seu treino e no final do mesmo (para garantir que está tudo bem)
Conclusão, o treino durante a gravidez traz sim benefícios (tanto para a mãe como para o bebé), sendo apenas necessário que respeite algumas recomendações simples (e adequadas a cada caso) e que sobretudo se divirta a fazê-lo!
Bons treinos!
O FUTURO É NA SABSEG!
Vamos proteger o seu futuro e o da sua família?
Qualquer questão relacionada com os temas envolvidos neste documento deve ser dirigida às entidades competentes ou aos profissionais especializados.
Todos os esforços neste artigo foram feitos para fornecer informações corretas e claras neste documento.
A SABSEG não é responsável pelas consequências de quaisquer atos ou decisões tomadas com base exclusivamente nas informações aqui contidas.
A SABSEG não tem a intenção de fornecer aconselhamento através deste documento, sendo recomendado que o cliente consulte profissionais para obter orientação adequada para o seu caso específico.