Conheça alguns benefícios do treino para a saúde feminina
Raquel Antunes
Personal Trainer
Hoje assinala-se o dia Internacional da Saúde Feminina, por isso, trago-lhe neste artigo alguns benefícios do treino (especialmente de força), tanto para a saúde como para o envelhecimento da mulher. Como sabe, está amplamente comprovado e reconhecido que o exercício físico tem um impacto (altamente) positivo na nossa qualidade de vida ao longo das diferentes […]

Hoje assinala-se o dia Internacional da Saúde Feminina, por isso, trago-lhe neste artigo alguns benefícios do treino (especialmente de força), tanto para a saúde como para o envelhecimento da mulher.

Como sabe, está amplamente comprovado e reconhecido que o exercício físico tem um impacto (altamente) positivo na nossa qualidade de vida ao longo das diferentes fases e faixas etárias.

Desde o treino resistido (musculação) a uma simples caminhadas, qualquer forma de se exercitar e de se manter ativa trará benefícios acrescidos comparativamente a alguém que viva de forma sedentária.

Começando pela musculação, também chamado de treino de força ou treino resistido, esta é uma prática que traz vários benefícios para a mulher, em qualquer idade ou fase da vida! Esta prática tem vários papéis de interesse para o nosso corpo e saúde que não se esgotam apenas em resultados estéticos.

Alguns dos benefícios da musculação ao longo das várias fases da vida de uma mulher:

– Potencia a redução de massa gorda através do aumento do gasto energético e da construção de massa muscular (relembrando que gordura e músculo são dois tecidos diferentes e que, ao contrário do que se possa pensar, gordura não se ‘transforma’ em músculo ou vice-versa).

– Combate à sarcopenia (perda de massa muscular e consequente força decorrentes da idade).

– Melhoria da autoestima e humor. Válido para qualquer fase da vida, incluindo gravidez e pós-parto, duas fases particulares na vida da mulher e que merecem um cuidado especial.

– É também uma excelente aliada para mulheres na menopausa e pós-menopausa, passando (entre outros benefícios) pela manutenção de massa muscular, gestão do peso através da prevenção do acumulo de massa adiposa, e melhoria da saúde óssea (especialmente quando o exercício proporciona um certo grau de impacto).

–  Melhoria da força, equilíbrio e coordenação motora, 3 aspetos fundamentais também para a terceira idade, uma vez que ajudam a prevenir quedas e proporcionam uma melhor consciência corporal e espacial.

Segundo Gracia, L., Prado, D., Caputo, L., Gomes, T. e Da Costa, T. (2020) Benefícios do treinamento resistido para idosos. Revista Científica Online ISSN, v.12: 12-17, o treino de força proporciona uma terceira idade mais saudável, tranquila e segura, aumentando também a sua longevidade e qualidade de  vida.

Se por outro lado prefere caminhadas, hidroginástica, dança ou qualquer outra atividade em grupo, saiba que são escolhas igualmente válidas e que proporcionarão, dentro dos seus limites e características, vários outros benefícios – muitos deles até emocionais e psicológicos, fortalecendo o sentimento de pertença, união e comunidade.

Não espere para dar o primeiro passo e começar (ou recomeçar), aconselhe-se com um profissional e desfrute de todos os benefícios que o exercício tem para si!


Conheça a nossa oferta de seguros de saúde