Costuma treinar no inverno? Veja 3 razões para o fazer!
Raquel Antunes
Personal Trainer
Há quem prefira, há quem deteste... Treinar durante o inverno pode ser um verdadeiro teste à nossa força de vontade, seja porque os dias frios são mais convidativos ao conforto de casa ou até mesmo pela preguiça de trocar para a roupa de treino.

Há quem prefira, há quem deteste… Treinar durante o inverno pode ser um verdadeiro teste à nossa força de vontade, seja porque os dias frios são mais convidativos ao conforto de casa ou até mesmo pela preguiça de trocar para a roupa de treino.

Se se reviu neste parágrafo acima, então o artigo de hoje é para si! Vou mostrar-lhe algumas razões pelas quais deve fazer o esforço de sair da zona de conforto e treinar nesta altura do ano:

  • Treinar ao longo de todo o ano ajuda a combater as oscilações de peso (mais frequentes em quem treina apenas de forma sazonal), contribuindo para que se mantenha em forma ao longo do ano inteiro (sobretudo em alturas festivas com maiores excessos, como o Natal) e até com menos esforço – sendo que com o passar do tempo o nosso corpo se vai habituando a um certo ritmo e estímulo.
  • No inverno os dias são mais pequenos e com menos sol, o que por si só pode contribuir para um estado emocional mais depressivo (a chamada depressão sazonal). Praticar exercício físico no exterior (durante o dia) – mesmo que uma simples caminhada – pode ser um contributo incrível para que se sinta com mais energia, maior força de vontade e melhor humor. Sendo que as nossas hormonas desempenham também um papel fundamental para este bem-estar.
  • Sente que precisa de dar um boost ao seu sistema imunitário? Pois bem, treinar no inverno pode ajudar, uma vez que o treino é um excelente aliado para a nossa imunidade – e para que possa colher os melhores benefícios deve praticá-lo ao longo do ano inteiro.

Outra vantagem é que ao fazer exercício (sobretudo no exterior, desde que bem agasalhado) vai habituar o seu corpo às temperaturas mais baixas e com isso tornar-se mais resistente ao frio.

Mas atenção, apesar dos benefícios devem haver também alguns cuidados, tais como:

  • Manter uma boa hidratação. É natural que no inverno não sinta tanta necessidade de beber água como no verão, e por isso é frequente que a hidratação seja esquecida. Desta forma, recomendo que utilize estratégias para o/a ajudarem a manter a sua hidratação diária (como por exemplo: lembretes no telemóvel).
  • Roupa desportiva térmica poderá ser uma boa aliada caso treine no exterior. Evite utilizar apenas 1 camisola, o ideal é que utilize roupa em camadas para que se consiga mexer livremente e adaptar-se ao calor/frio que vai sentindo. Relembrando também que após o treino é importante que tenha uma peça de vestuário quente e seca para o caminho até casa.


Aposte na sua saúde connosco!