Musculação, a grande aliada da mulher. Saiba porquê!
Raquel Antunes
Personal Trainer
Na semana onde comemoramos o Dia Internacional da Mulher não posso deixar de lhe trazer um pequeno artigo sobre os grandes benefícios da musculação para nós, mulheres. A minha grande paixão é sem dúvida o treino de força ou resistência muscular, sendo que treinar faz parte da minha rotina há mais de 16 anos. Estou […]

Na semana onde comemoramos o Dia Internacional da Mulher não posso deixar de lhe trazer um pequeno artigo sobre os grandes benefícios da musculação para nós, mulheres.

A minha grande paixão é sem dúvida o treino de força ou resistência muscular, sendo que treinar faz parte da minha rotina há mais de 16 anos.

Estou certa que depois de ler este artigo vai também apaixonar-se por esta modalidade de treino!

Mais força, mais energia, maior resistência e autoestima, estas são apenas algumas das ‘consequências’ – diga-se, bastante positivas – que a musculação poderá ter na sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.

  • Certamente já ouviu falar em treino funcional, certo?

Pois bem, sabia que a musculação também é treino funcional? Tudo o que nos permita melhorar a nossa função no dia-a-dia é considerado funcional!

Seja para estarmos aptas ao longo do nosso dia de trabalho, fazer atividades com os mais novos, subir um banco para chegar a uma prateleira mais alta, pegar os sacos do supermercado, enfim… tudo na nossa rotina implica algum nível de força física, resistência e energia e a musculação irá certamente potenciar todos estes.

  • A montanha-russa que pode ser o ciclo menstrual… especialmente naqueles dias que antecedem a chegada da menstruação (fase lútea).

A musculação, embora praticada de forma muito mais leve e menos intensa, é para algumas mulheres uma boa aliada nesta fase, sendo que pode ajudar a aliviar os sintomas de TPM (incluindo no que toca ao humor) e ainda auxiliar na melhoria da retenção de líquidos e má circulação.

  • Envelhecer com qualidade!

Creio poder afirmar que este será um objetivo geral, comum a todos nós.

Porém, no que respeita à mulher é importante salientar que o treino de força pode ser uma tremenda mais-valia durante a perimenopausa e pós-menopausa, sendo que aqui ocorrem várias mudanças a nível hormonal, que por sua vez serão responsáveis pelo declínio da massa muscular (o que também contribuirá para um aumento da massa gorda), aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e redução da densidade mineral óssea. Portanto, conciliar o treino de musculação e resistência cardiovascular seria uma excelente forma de melhorar a nossa qualidade de vida nesta fase e a nossa ‘velhice’ agradece!

Bons treinos!