O Seguro de Riscos Cibernéticos: proteger a sua empresa contra ameaças cibernéticas
Luís Pires
Diretor Corporate Norte
Com a crescente dependência das empresas de sistemas de informação e tecnologia, bem como a cada vez maior incidência de ameaças cibernéticas, o seguro de Riscos Cibernéticos é importante para empresas de todos os tamanhos e todos os setores de atividade, pois as ameaças cibernéticas estão a aumentar em frequência e complexidade. Além disso, as […]

Com a crescente dependência das empresas de sistemas de informação e tecnologia, bem como a cada vez maior incidência de ameaças cibernéticas, o seguro de Riscos Cibernéticos é importante para empresas de todos os tamanhos e todos os setores de atividade, pois as ameaças cibernéticas estão a aumentar em frequência e complexidade.

Além disso, as leis de proteção de dados estão a tornar-se mais rigorosas e os danos e despesas de defesa por violação da segurança dos dados pessoais ou incumprimento da política de privacidade podem ser significativos, exigindo que as empresas protejam adequadamente os dados dos seus clientes e implementem medidas de segurança cibernética.

O seguro de riscos cibernéticos é uma forma de proteção contra perdas decorrentes de ameaças cibernéticas, como vírus, invasões de segurança, roubo de dados e ataques de negação de serviço (DoS). Este tipo de seguro garante (sempre no âmbito de um incidente informático) as despesas de recuperação de dados e a reparação de danos causados a sistemas de computadores, despesas legais, bem como o custo de notificação de clientes e proteção de dados em caso de violação de segurança.

Existem soluções no mercado segurador que possibilitam ainda a indemnização da empresa pelas perdas que a empresa tenha de suportar por interrupção da sua atividade, devido a um ataque informático. É igualmente importante verificar se a cobertura de roubo de identidade encontra-se salvaguardada no âmbito da apólice, pois, por exemplo, existem casos de custos que as empresas tiveram de suportar por julgarem estar a efetuar pagamentos aos seus fornecedores e efetivamente estavam a efetuar os pagamentos a cibercriminosos que roubaram a identidade dos fornecedores da empresa.

Vejamos um exemplo prático:

Uma empresa de comércio eletrónico de computadores e componentes informáticos com 85% das suas vendas provenientes do canal online teve o seu website inutilizado através de um ataque DoS (Denial of Service). Estiveram sem poder trabalhar e vender durante 42 horas até ter sido possível inutilizar a ameaça e repor todos os serviços online, tendo uma perda de lucros de 56.000€, valor esse que foi indemnizado pela apólice de Riscos Cibernéticos.

Qualquer PME está exposta a uma incidente e ameaça cibernético, com o bloqueio dos seus sistemas informáticos e tentativa de extorsão cibernética, sendo que os elementos dos departamentos de informática e tecnologia das PME’s terão dificuldades acrescidas para resolver o incidente. O Seguro de Riscos Cibernéticos disponibiliza igualmente um Serviço de Resposta a Incidentes fornecido por especialistas, que fornecerá serviços (por exemplo: serviços de contenção tecnológica; serviço de especialistas em informática forense; serviço de aconselhamento jurídico e comunicação e relações Públicas) que ajudará as PME’s a pararem ou conterem o incidente.

O seguro de riscos cibernéticos é uma ferramenta valiosa para ajudar as empresas a proteger os seus ativos e mitigarem riscos decorrentes de ameaças cibernéticas, pelo que deve ser considerado parte do processo e política de segurança de dados existente nas empresas.

Portanto, é importante avaliar cuidadosamente as opções disponíveis no mercado segurador e escolher a melhor solução para responder às necessidades específicas de sua empresa, pelo que deverá recorrer a um Corretor de Seguros especializado como a SABSEG para ajudar a sua empresa a contratar o Seguro de Riscos Cibernéticos.


Vamos proteger o futuro juntos?