Ofereça-se bem-estar neste Natal
Raquel Antunes
Personal Trainer
Sim, é verdade que ao longo de todo o ano lhe trouxe mais conhecimento sobre treino, mas hoje quero falar-lhe de outras formas de cuidar de si. Espero incentivar o meu caro leitor e a minha cara leitora, a aproveitarem este último mês do ano para cuidarem de si mesmos! Ora vejamos: au·to·cui·da·do (auto- + […]

Sim, é verdade que ao longo de todo o ano lhe trouxe mais conhecimento sobre treino, mas hoje quero falar-lhe de outras formas de cuidar de si.

Espero incentivar o meu caro leitor e a minha cara leitora, a aproveitarem este último mês do ano para cuidarem de si mesmos!

Ora vejamos:

au·to·cui·da·do

(auto- + cuidado)

[Medicina]  Conjunto de acções ou procedimentos de cada indivíduo destinado à manutenção da vida, da saúde e do bem-estar.

“autocuidado”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/autocuidado.

O autocuidado é um processo cujas dimensões abrangem não só a parte física, como também a emocional, psicológica, social e até espiritual.

Desengane-se se ainda pensa que autocuidado é um luxo ou até mesmo que envolve algum nível de investimento (bom, na verdade é sim necessário investimento… de tempo, para si!).

Cuidar de si (self-care) é uma questão muito pessoal, já que está diretamente relacionado com os seus gostos, preferências, rotina, estilo de vida e até necessidades. No entanto, os benefícios esses sim, serão transversais a todos nós!

Inicialmente poderá até parecer desafiante: ‘como vou conseguir ter tempo para mim?’

Mas a boa notícia é que este cuidado se torna um hábito, ou seja, autocuidado não é mais do que criar uma rotina onde inclui pequenas coisas que lhe fazem bem e lhe trazem prazer.

Deixo-lhe agora algumas formas de self-care. Veja como cuidar de si pode significar tanto com tão pouco:

  • Exercício físico: seja na forma de uma caminhada de 15 minutos antes de começar o dia ou mesmo depois do seu dia de trabalho em que lhe fará bem relaxar, seja criando uma rotina de treino em casa, no ginásio ou outdoor, ou até mesmo fazer um passeio um pouco mais demorado com o seu companheiro de quatro patas.
  • Socializar: permita-se a estar mais vezes com quem gosta. Aceite aquele café com uma amiga, aproveite ocasiões de festa para estar com a sua família, faça amizades no ginásio ou no parque onde costuma caminhar, o importante é que mantenha a sua vida social ativa e que não se isole!
  • ‘Hora de não fazer nada’: sim, isto também é importante! Claro que ‘não fazer nada’ é uma força de expressão, quero com isto sugerir que tire tempo sem pensar em trabalho ou obrigações. Leia um livro, veja um filme, ouça a sua música preferida, medite, enfim… tire tempo para si sem culpa.
  • Mime-se: aproveite para tomar o seu banho relaxante, hidratar o cabelo, fazer uma limpeza de pele… não se trata de vaidade, trata-se de AUTOCUIDADO!

Como vê, não lhe trouxe nenhuma novidade, excepto o facto de ações tão simples que fazem parte da nossa rotina servirem como forma de autocuidado sem serem vistas como um luxo.

Neste último mês do ano permita-se pensar também em si e ofereça-se bem-estar,

Feliz Natal!

Vamos apostar no seu bem-estar juntos?