“Em apenas quatro décadas, Portugal terá menos 1,1 milhões de pessoas a descontar para a Segurança Social, em resultado da baixa natalidade e imigração e, sobretudo, de um forte acelerar do envelhecimento no país, segundo as projeções do relatório sobre a sustentabilidade da Segurança Social que acompanha a proposta do Orçamento do Estado do próximo ano. A perda de trabalhadores começa a sentir-se já a partir de 2023.” (Caetano, 2020)
Este é o cenário que poderá colocar em risco, a solvabilidade financeira da Segurança Social.
Como é que podemos salvaguardar a nossa reforma?
Simples. Subscrevendo um PPR.
O PPR é um Plano Poupança Reforma, produto financeiro, que visa rentabilizar a sua poupança a longo prazo com condições mais vantajosas do que outros produtos existentes no mercado, como por exemplo, através de benefícios fiscais, e que visa garantir ou complementar rendimentos para a sua reforma.
Existem dezenas de PPRs no mercado, sob várias formas, e desengane-se quem pensa que todos os PPRs são iguais. Há PPRs em forma de seguros, outros em forma de fundos de investimento, e, seguramente, um deles será adequado ao seu perfil e nível de risco que poderá, ou não, estar disposto a correr.
Quanto mais cedo começar, e poderá fazê-lo com entregas programadas a partir de 20€ mensais, maior o potencial de valor acumulado quando da sua reforma.
A Sabseg estará ao seu lado para uma análise minuciosa às condições do produto, e , juntos, conseguiremos adequar o PPR certo para o seu perfil de cliente.
Bibliografia:
Caetano, M. (2020, outubro 14). Segurança Social. Até 2060 haverá menos um milhão de pessoas a descontar. Diário de Notícias.