Cardio sem impacto, é possível?
Raquel Antunes
Personal Trainer
Sempre que ouvimos a palavra ‘cardio’ rapidamente associamos a corrida, certo?

Pois bem, no artigo de hoje vou mostrar-lhe como o treino cardiovascular poderá ter várias expressões – sendo que este não se esgota em práticas como corrida ou bicicleta e poderá ainda ter vários graus de intensidade.

Comecemos pelo início, o que é o treino cardiovascular/cardiorrespiratório?

É um tipo de treino cujo objetivo será melhorar a nossa aptidão/resistência e saúde tanto cardíaca como respiratória.

A sua intensidade pode variar entre leve, moderada ou intensa (vigorosa), dependendo da nossa condição física, necessidade e preferência.

Que tipos de treino cardiovascular existem?

O treino de ‘cardio’ pode ser realizado de várias formas: com ou sem equipamentos; com ou sem impacto; em casa, no ginásio ou outdoor!

É comum associarmos o treino de cardio a equipamentos específicos e ao ginásio – passadeira, bicicleta estática, elíptica, remo, são alguns exemplos – o que acaba por afastar algumas pessoas da sua prática (por não terem acesso a este tipo de equipamentos ou instalações).

Mas hoje estou aqui para lhe mostrar várias outras formas de colher os benefícios deste tipo de treino, seja em casa, na rua ou no ginásio e seja com/sem impacto e com/sem material!

Cardio sem material e sem impacto que pode fazer em qualquer lugar:

  • Caminhadas
  • Circuito com o peso corporal
  • Subir/descer escadas

Cardio com material e com impacto que pode fazer em casa e na rua:

  • Bicicleta
  • Circuitos de musculação
  • Saltos à corda
  • Circuitos de alta intensidade

Como vê, é possível adaptar o treino à sua necessidade e capacidade, a qualquer hora do dia e onde lhe seja mais conveniente.

Aproveito para o/a relembrar de que não existe uma idade limite para desfrutarmos dos benefícios do treino para a nossa saúde, basta apenas que a prática esteja adequada a si.

A sua saúde agradecerá!


Aposte na sua saúde connosco