Vai (re)começar os treinos neste novo ano? 3 dicas que o vão ajudar.
Raquel Antunes
Personal Trainer
Chegámos à altura do ano em que a motivação para treinar (e não só) surge com uma força renovada! É a pensar nisso que lhe trago, neste primeiro post de 2023, três dicas que considero fundamentais para que (re)comece a sua rotina de treinos de forma segura e eficiente. Esqueça o ‘tudo ou nada’! Geralmente […]

Chegámos à altura do ano em que a motivação para treinar (e não só) surge com uma força renovada!

É a pensar nisso que lhe trago, neste primeiro post de 2023, três dicas que considero fundamentais para que (re)comece a sua rotina de treinos de forma segura e eficiente.

  1. Esqueça o ‘tudo ou nada’!

Geralmente quando estamos motivados a recomeçar os treinos tendemos a fazer (muito) mais do que aquilo que seria adequado a esta fase, seja em termos de frequência de sessões; volume de treino, ou até complexidade e/ou intensidade dos exercícios.

Isto irá originar, a curto prazo, níveis de cansaço mais elevados e dores musculares excessivas e consequentemente falta de energia e de vontade para treinar. Conclusão, acaba por parar os treinos logo aos primeiros dias e tornará muito mais difícil o seu regresso.

Opte por treinos mais curtos, até 30 minutos, e comece de forma leve com movimentos simples.

  1. Mantenha uma rotina realista

Uma forma de manter a aderência ao treino é sem dúvida criando uma rotina que seja realista para si.

Talvez gostasse de treinar 5 dias por semana, mas se sabe que esta frequência o/a obrigaria a um enorme esforço em termos de logística semanal, então talvez esta não seja a frequência ideal para si.

Quero que saiba que está tudo bem em dedicar-se ao treino, por exemplo, 3 dias por semana, sendo que desta forma aumentaria as probabilidades de manter a continuidade da sua nova rotina.

Conclusão, o treino é o seu momento e este não deve ser visto como um momento de stress mas sim de prazer e auto-cuidado.

  1. Onde? Quando?

Para além de determinar a frequência semanal ideal para si é também importante que saiba onde e em que momento do dia lhe será mais conveniente incluir o seu treino.

Algumas pessoas optam por treinar em casa, pela facilidade em termos de logística diária (horário), por não precisarem de despender tempo em viagens para o ginásio e ainda porque em casa o investimento será sempre inferior.

Por outro lado há quem se motive estando no ginásio, seja pela maior disponibilidade de material seja pelo lado mais social.

Ambas as opções são igualmente válidas, portanto, opte por aquela que lhe trará maior probabilidade de continuar!

Quanto aos resultados, não se preocupe… se treinar em casa é a sua única opção saiba que será mais proveitosa do que a alternativa (que seria não treinar).

Estas 3 dicas simples vão tornar mais eficiente este seu regresso aos treinos e esta será também a chave para a continuidade ao longo do ano!

Bons treinos


Dê à saúde a importância que esta merece