3 coisas que deve saber ao iniciar a prática de exercício físico
Raquel Antunes
Personal Trainer
Quando tomamos a decisão de iniciar a prática de exercício físico é normal que estejamos perante uma fase de algum entusiasmo, motivação e até alguma (ou muita) vontade de evoluir e de ver os tão esperados resultados.  Porém, é importante que o façamos de forma adequada a esta fase, não só pela segurança e prevenção […]

Quando tomamos a decisão de iniciar a prática de exercício físico é normal que estejamos perante uma fase de algum entusiasmo, motivação e até alguma (ou muita) vontade de evoluir e de ver os tão esperados resultados. 

Porém, é importante que o façamos de forma adequada a esta fase, não só pela segurança e prevenção de lesões mas como pela necessidade de criarmos uma rotina que vá de encontro com a nossa necessidade e com isso criar uma aderência a longo prazo a este novo estilo de vida!

A pensar nisto e, se é um praticante de nível iniciante, deixo-lhe 3 coisas que deve saber nesta fase:

Técnica: O foco principal nesta fase deve ser a aprendizagem técnica de cada movimento. Aprenda as bases do treino para que consiga evoluir de forma mais consistente e segura.

Não tenha pressa. Apressar os movimentos dentro do treino (com o intuito de lhe dar maior intensidade) não é a melhor opção. Esta é uma fase de ‘descoberta’ e aprendizagem, é o momento de ir com calma e de tentar perceber como deve executar cada movimento e quais os músculos-alvo a serem recrutados.  Com o tempo vai perceber que o seu corpo se sentirá mais preparado para incrementar intensidade, é uma consequência natural dos estímulos a que está a sujeitar os seus músculos, articulações, tendões e até ligamentos! 

Descanso: Sabia que é no tempo de descanso (sono) que se dá a reparação muscular (e de outros tecidos), assim como a libertação de hormonas que contribuem para o aumento e manutenção da massa muscular?

E sabia que os nossos músculos precisam de tempo (entre sessões de treino) para voltarem a ser exercitados? 

Se está agora a começar esta nova rotina de treinos, evite treinar 6 ou 7 dias por semana, uma vez que desta forma não estará a dar tempo suficiente para que haja reparação muscular e com isso aumenta não só a probabilidade de vir a sofrer uma lesão como afetará negativamente a sua performance durante os treinos. 

Opte – numa fase inicial – por 3 a 4 sessões por semana, garantido que: tem o descanso suficiente; mantém os seus níveis de energia para o treino e para a rotina diária, tem prazer na hora de ir treinar e consegue manter este novo estilo de vida por muito tempo! 

Posto isto, a evolução que acredita conseguir durante a sessão de treino é na verdade resultado dos estímulos adequados (advindos da prática de exercício) em conjunto com o tempo de descanso adequado (incluindo uma boa qualidade de sono).

Certamente estas 3 dicas serão valiosas para si neste encontro ou reencontro com o exercício físico, por uma prática mais segura e consciente! Bons treinos. 

Não descore a importância de um acompanhamento médico, regular e personalizado, para a prevenção e deteção de problemas evitáveis.  

Conheça a nossa oferta de seguros de saúde