Conhece a importância do treino cardiovascular? Veja aqui alguns dos seus benefícios.
Raquel Antunes
Personal Trainer
Hoje em dia são já amplamente reconhecidos os benefícios da prática de exercício físico em geral mas hoje trago-lhe uma série de benefícios associados ao treino cardiovascular. O que é o treino cardiovascular?  É um tipo de treino cuja intensidade pode variar entre leve, moderada ou intensa (vigorosa) e que nos traz benefícios ao nível […]

Hoje em dia são já amplamente reconhecidos os benefícios da prática de exercício físico em geral mas hoje trago-lhe uma série de benefícios associados ao treino cardiovascular.

O que é o treino cardiovascular? 

É um tipo de treino cuja intensidade pode variar entre leve, moderada ou intensa (vigorosa) e que nos traz benefícios ao nível respiratório e cardiovascular.

Este tipo de treino pode ser realizado de várias formas seja através de equipamentos específicos (como passadeiras, bicicletas estáticas, elípticas, etc.), seja através de exercícios resistidos em forma de circuitos de média/alta intensidade ou mesmo em modalidades outdoor e sem necessidade de qualquer material (por exemplo através de caminhadas ou corrida).

Pode e deve ser adaptado a cada necessidade, condição física e até idade.

Quais os seus benefícios? 

E se lhe disser que com apenas alguns minutos por dia poderia melhorar a sua saúde e qualidade de vida? Seria excelente, certo? Ora então, se ainda não pratica exercício então renda-se a todos os benefícios que advêm da sua prática regular:

  • Melhoria/controlo da pressão arterial
  • Melhora o colesterol
  • Previne doenças coronárias (como: angina de peito e infarto do miocárdio)
  • Previne a osteoporose
  • Reduz o risco de diabetes
  • Ajuda a combater a depressão (ou estados depressivos)
  • Contribui para uma maior sensação de energia e bem-estar geral
  • Contribui para uma menor sensação de fadiga e cansaço perante as tarefas diárias
  • Contribui para a perda e/ou manutenção do peso saudável
  • Entre vários outros benefícios de prevenção primária (manutenção da nossa saúde) e secundária (prevenção contra o agravamento de doenças já existentes)

Como pode ver, é de suma importância manter uma rotina de exercício físico ao longo da vida. Adapte o treino aos seus gosto e tempo disponível, seja através de uma simples caminhada pela manhã ou ao final do dia, seja através do treino mais estruturado em instalações desportivas ou até mesmo em casa!

O importante é que não descuide desta prática que pode ser tão simples, mas certamente tão fundamental para a sua saúde.

É ainda importante salientar que para além do sedentarismo, o tabagismo e hábitos alimentares pouco saudáveis são fatores de risco que contribuem para o aparecimento e desenvolvimento de doenças coronárias. Utilize o exercício físico a favor da sua saúde, não perca tempo!


Conheça aqui a nossa oferta de seguros de saúde