Obesidade, excesso de peso e sedentarismo. Comece hoje a mudar a sua rotina!
Raquel Antunes
Personal Trainer
Obesidade e excesso de peso, quantas vezes já não ouvimos estas palavras juntamente com dados estatísticos e recomendações de alerta às quais acabamos por não dar a devida importância? Neste texto pretendo muni-lo de informação útil para que a possa pôr em prática no combate à obesidade e excesso de peso, e se não se […]

Obesidade e excesso de peso, quantas vezes já não ouvimos estas palavras juntamente com dados estatísticos e recomendações de alerta às quais acabamos por não dar a devida importância?

Neste texto pretendo muni-lo de informação útil para que a possa pôr em prática no combate à obesidade e excesso de peso, e se não se aplicar a si não deixe de ler, pois será certamente útil para que consiga ajudar um familiar ou amigo que esteja a precisar.

A obesidade e o excesso de peso são duas coisas diferentes (já que podemos falar em excesso de peso sem falar em obesidade). Comecemos por falar sobre o IMC (Índice de Massa Corporal), segundo a OMS devemos classificar de excesso de peso um IMC que esteja entre 25 a 29,9 e de obesidade um IMC a partir de 30.

Embora sejam diferentes, a obesidade e o excesso de peso podem ambos estar relacionados a vários fatores, entre eles, o nosso estilo de vida. Segundo o INE, em 2014 mais de metade da população portuguesa com mais de 18 anos era obesa.

Sabendo que a obesidade é um fator de risco acrescido para outras doenças, entre elas: doença cardíaca, diabetes tipo 2, hipertensão, vários tipos de cancro, entre outros, percebemos também a importância de adotar determinadas ações na nossa rotina para que possamos melhorar a nossa saúde (física e mental).

Começar por abandonar o sedentarismo é uma das ações essenciais a levar a cabo, e se não gosta ou a sua rotina não lhe permite ir ao ginásio não há problema, existem várias outras formas de se manter ativo e contribuir para um melhor estilo de vida! Veja abaixo:

– Opte, por exemplo, pelas caminhadas! Comece por caminhar alguns minutos por dia… tem apenas 10 ou 15 minutos para o fazer? Não há problema, aproveite-os! Com o tempo a sua condição física irá melhorar e nesses 10 minutos vai conseguir acelerar a passada e com isso percorrer maiores distâncias!

– Vive num prédio ou perto de sua casa tem espaços com escadas? Aproveite e suba alguns lances todos os dias.

– Está frio/chuva e não quer sair para caminhar? Faça exercícios simples em casa como sentar e levantar do sofá ou de uma cadeira, ou simplesmente simule a sua caminhada com uma marcha no lugar!

Já viu como é simples começar a introduzir o exercício físico na sua rotina? Sem custos, sem precisar de sair de casa e sem ter de investir muito tempo!

Aconselhe-se com o seu médico e nutricionista e comece hoje a cuidar de si com estas pequenas mudanças, a sua saúde agradece!


Conheça a nossa oferta de seguros de saúde