Sabe o que é o core? Veja aqui o que é e como fortalecê-lo.
Raquel Antunes
Personal Trainer
Certamente já ouviu falar no core ou em exercícios de core, mas se ainda não sabe o que é e qual a sua importância, então este artigo é para si. O core compreende uma série de músculos (mas engloba também ossos e ligamentos) que estão diretamente relacionados com o equilíbrio e estabilidade (da coluna e […]

Certamente já ouviu falar no core ou em exercícios de core, mas se ainda não sabe o que é e qual a sua importância, então este artigo é para si.

O core compreende uma série de músculos (mas engloba também ossos e ligamentos) que estão diretamente relacionados com o equilíbrio e estabilidade (da coluna e bacia).

Que músculos são esses? Reto abdominal; transverso; oblíquo interno e externo; multifidus; quadrado lombar e glúteos são apenas alguns deles.

Se bem fortalecido, o core será extremamente útil para:

  • Prevenção de lesões e em alguns casos lombalgias.
  • Melhoria da performance, através do aumento da força, estabilidade e potência.
  • Uma postura mais saudável.

Normalmente associa-se o treino do core exclusivamente a exercícios em superfícies instáveis ou apenas a pranchas estáticas e suas variantes, porém, não se esgota aqui, ora vejamos: agachamentos; peso morto; ponte de glúteos, exercícios unilaterais para parte inferior e superior (quando executados de pé) são alguns exemplos de como o nosso core poderá ser ativado especialmente se usada carga externa.

Desta forma, e segundo alguns autores, podemos trabalhar o nosso core com vista à estabilização ou à força, com movimentos estáticos e/ou dinâmicos, e de forma direta ou indireta (como visto nos exemplos trazidos acima).

Agora que já sabe o que é o core, qual a sua importância e como treiná-lo, pode começar já hoje a cuidar desta parte tão importante para a sua saúde física e do seu bem-estar, relembrando que o acompanhamento profissional será sempre imprescindível para que treine em segurança.


Conheça a nossa oferta de seguros de saúde